sábado, 31 de julho de 2010

Dilma abre vantagem de 12 pontos sobre Serra em MG.

Estado é considerado por analistas políticos como o principal campo de batalha da campanha presidencial
31/07/10 às 12:56 | Agência Estado

A petista Dilma Rousseff abriu 12 pontos porcentuais de vantagem sobre o tucano José Serra em Minas Gerais, Estado considerado por analistas políticos como o principal campo de batalha da campanha presidencial.

Segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, Dilma tem 44% das intenções de voto entre os mineiros, contra 32% para Serra. Em números absolutos, a diferença entre os dois está em cerca de 1,2 milhão de votos, levando-se em conta o tamanho do eleitorado e as taxas históricas de abstenção.

A pesquisa mostra que o apoio do ex-governador Aécio Neves e do candidato à reeleição Antonio Anastasia (ambos do PSDB) ao presidenciável tucano não mobilizou o eleitorado do partido na mesma direção. Entre os entrevistados que declaram voto em Anastasia para o governo, há mais eleitores inclinados a eleger Dilma (48%%) que Serra (37%). Esse voto que combina PT e PSDB nos diferentes cargos foi apelidado de "Anastadilma".

O desempenho em Minas, combinado com a liderança no Rio de Janeiro, onde vence por 46% a 27%, fez com que Dilma empatasse na região Sudeste, contrabalançando nesses dois Estados a vantagem de Serra em São Paulo. Segundo o Ibope, o tucano vence por 44% a 33% entre os paulistas. No Espírito Santo, há um empate técnico (38% para Serra, 36% para Dilma).

O empate no Sudeste, que vinha se mostrando um reduto de Serra, empurrou Dilma para a liderança na pesquisa nacional do Ibope, divulgada na sexta-feira. Ela tem 39% das intenções de voto em todo o País, cinco pontos porcentuais a mais que o adversário do PSDB.

Em Pernambuco, onde o Ibope também fez pesquisa, Dilma lidera com 59% a 26%. No Estado, ela tem o apoio do governador Eduardo Campos (PSB), candidato à reeleição, que tem vantagem folgada sobre o adversário mais próximo, Jarbas Vasconcelos, do PMDB (60% a 24%).

No Distrito Federal, onde Serra tem, em tese, o palanque mais forte, a candidata do PT também está na frente, com 36% a 25%. O tucano é apoiado pelo candidato ao governo Joaquim Roriz (PSC), que lidera, com 38% - mas está ameaçado pelos efeitos da Lei da Ficha Limpa.

Dos Estados avaliados pelo Ibope, a maior vantagem de Dilma ocorre no Amazonas, onde alcança 68% das intenções de voto. Serra aparece com apenas 16%, menos da metade de sua média nacional. Em 2006, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, então candidato à reeleição, teve 86% dos votos do Amazonas no primeiro turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário