segunda-feira, 5 de julho de 2010

Resposta do dia: dez carros para trazer de volta para o futuro.

Na semana passada, perguntamos qual carro deveria ter uma versão moderna com visual retrô. Já deu tempo de responder, não? Aqui está a nossa lista com os carros que poderiam voltar às ruas em nova encarnação.

Chevrolet Opala

Sugerido por: Puma GTO e mais uma porrada de leitores
Por que seria legal ter uma versão moderna? O Opala é o Chevrolet brasileiro mais adorado de todos - e o cupê, provavelmente o mais bonito. A traseira fastback e a lateral sem coluna central tinham o estilo dos muscles americanos, obviamente sem anabolizantes. Apesar de não ter nenhum V8 sob o capô, seu seis-em-linha de 4,1 litros e 171 cv brutos não decepcionava. Uma versão 2010 equipada com o 3.6 V6 de 312 cv do Camaro seria excelente para recuperar o prestígio da sigla SS, que hoje batiza até a minivan Meriva.

Volkswagen SP2

Sugerido por: Ligeirinho
Por que seria legal ter uma versão moderna? O primeiro esportivo da Volkswagen brasileira tinha um visual incrível, bancos de couro, os primeiros cintos de três pontos de série no Brasil, e um painel envolvente e completo, incluindo termômetro do óleo, relógio, conta-giros e amperímetro. O problema era o motorzinho 1.7 de 75 cavalos, potência de um carro mil hoje em dia. Considerando os propulsores atuais da marca, dá gosto imaginar um hipotético SP3 com motor turbo e injeção direta.

Ford Maverick GT

Sugerido por: Gustavo, Fabricio, glauber, Jarrinho...
Por que seria legal ter uma versão moderna?
Porque o Mavecão merece, oras. Tinha sob o capô o clássico 302 V8, e qualquer carro já fabricado no Brasil com motor V8 precisa voltar à vida ativa. A carroceria fastback, sua cara de mau e seu interior negro com volante esportivo, peças metálicas cromadas e bancos de couro davam o ar agressivo e exclusivo que hoje voltou à moda, na forma dos novos Challenger e Camaro.

Puma GTE/GT

Sugerido por: Douglas
Por que seria legal ter uma versão moderna?
O mais bem-sucedido esportivo brasileiro era pequeno, leve e bonito. Tão bonito que foi exportado para 50 países. Além disso, a fábrica oferecia kits de adrenalina que aumentavam a potência dos tradicionais motores VW. Não era o carro mais veloz das ruas, mas seu comportamento dinâmico era notável, e o nome tornou-se sonho de consumo. Hoje, um novo Puma poderia ser mais uma vez inspirado nas linhas do belo Lamborghini Miura.

Gurgel BR-800

Sugerido por: Ligeirinho (again)
Por que seria legal ter uma versão moderna?
Porque ele foi, há mais de 20 anos, o que todos os fabricantes estão planejando hoje: um minicarro econômico, prático e ágil no caos das grandes cidades. Além disso, havia todo o orgulho de ser um brasileirinho nesse mundão. O BR-800 veio ao mundo cedo demais, em uma época em que pouca gente precisava de suas qualidades. O conceito certo na hora e lugar errados. Seria diferente agora, não?

Willys Rural

Sugerido por: Pedro
Por que seria legal ter uma versão moderna?
Porque durante muito tempo (e antes mesmo do termo SUV aparecer) a Rural foi o utilitário "esportivo" por excelência do Brasil. Poucos carros conhecem as estradas de terra do país como ele. Além disso era um bom carro de trabalho, com espaço de sobra para todo tipo de carga. Com a atual moda dos "adventures" e "off-roads do asfalto", uma Rural com motor de seis cilindros, tração 4x4 e conforto de sobra não faria feio.

Crédito da foto: Carlos Coloneze

Ford Escort XR-3 conversível

Sugerido por: @_Glaukin, Aleixo
Por que seria legal ter uma versão moderna?
Os quatro faróis auxiliares do XR3 tornaram-se sinônimo de exclusividade para toda uma geração. Se você está chegando nos 30, certamente já ficou babando ao ver um Escort com a capota aberta e uma bela garota a bordo passeando à beira-mar. Por dentro tinha um padrão de acabamento que não se vê há muito tempo em um carro nacional. Seria ótimo voltarmos a ver coisas desse tipo. Algo como um Focus conversível, por exemplo.

Bianco S

Sugerido por: nós mesmos, beleza?
Por que seria legal ter uma versão moderna?
O estilo desse carro diz tudo. O enorme para-brisa dianteiro e as curvas da carroceria lembram um legítimo protótipo de pista. Pudera, o Bianco S foi inspirado no Fúria, um modelo famoso nas pistas brasileiras que correu até com motor Ferrari. Seu visual curvilíneo e perfil baixo seriam uma "tela" perfeita para os designers atuais. Faltaria só um motor melhor que o VW 1600 emprestado da Brasília.

Crédito da foto: crispilo/forumFuscaBrasil


Ford Landau / Galaxie

Sugerido por: Charleston

Por que deveria ganhar uma versão moderna? O Galaxie permanece até hoje na memória dos brasileiros como o carro mais luxuoso que já rodou por aqui. Silencioso, confortável, espaço transatlântico, também era o carro usado por dez entre dez autoridades de Estado. No fim da vida ainda recebeu o motor 302 V8 movido a álcool e mudou de nome para Landau. Saiu de linha em 1983 sem deixar um substituto. Para o nosso leitor Charleston, a hora de um sucessor seria agora.

Volkswagen Karmann-Ghia

Sugerido por: quase todo mundo
Por que seria legal ter uma versão moderna?
Talvez o Volkswagen mais elegante já feito, o Karmann-Ghia foi um dos símbolos da esportividade e status dos anos 60. Sua carroceria desenhada pelo estúdio italiano Ghia e construída pela Karmann cruzou as décadas sem perder a pose. Além disso, se o Fusca tem uma versão retrô, por que não fazer uma de seu primo bem vestido?

Como muitos de vocês já devem saber, o talentoso blog Irmão do Décio reúne uma série de projeções de carros nacionais das antigas. Entre eles, vários dos que foram citados aqui. Vai lá fuçar, vale a pena!

Crédito das fotos do Puma GT e Maverick GT: Renato Bellote/Garagemdobellote.com.br

16:57 - 01 de Junho de 2010

Por Leonardo Contesini



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