domingo, 11 de julho de 2010

Mandela faz aparição relâmpago e é aplaudido de pé

11 de julho de 2010 14h19 atualizado às 14h35

  Foto: AFP

Nelson Mandela apareceu no centro do Estádio Soccer City logo após a cerimônia de encerramento da Copa
Foto: AFP

Celso Paiva
Direto de Johannesburgo

Ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela foi uma presença de destaque no Estádio Soccer City neste domingo. Finalizando todo o mistério que cercava a sua ida ao local, o líder político apareceu no gramado imediatamente após a festa de encerramento, acenando para o público e sendo bastante aplaudido.

Sem condições de andar devido ao estado de saúde, Mandela, 92 anos, entrou no gramado do Soccer City em um carrinho. Cercado de seguranças e membros de seu staff, o líder político distribuiu sorrisos para os torcedores que aguardam a final entre Espanha e Holanda.

Em um passeio relâmpago que durou cerca de um minuto, Mandela foi ovacionado pelo público de pé durante sua passagem. No final, o ex-presidente sul-africano cumprimentou o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o secretário geral da entidade, Jérome Valcke, que foram até o campo recepcioná-lo.

A aparição de Mandela aconteceu logo depois da cerimônia de encerramento. Ausente na abertura da Copa do Mundo, por conta da morte de sua bisneta Zenani Mandela, 13 anos, ele confirmou presença na final a apenas poucas horas do início da partida entre espanhóis e holandeses.

O líder sul-africano foi presidente do país de 1994 a 1999 e ganhou o prêmio Nobel da Paz, em 1993. Preso de 1962 a 90, Mandela foi um dos principais símbolos contra o apartheid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário