terça-feira, 27 de julho de 2010

HÉLIO COSTA DISPARA EM MINAS.

Quarta-feira, 24 de Julho de 2010.
MG: Hélio Costa (PMDB) 41% x 23% Anastasia (PSDB)

Pesquisa do Instituto Vox Populi sobre a eleição para governador de Minas Gerais mostra que o senador Hélio Costa (PMDB) tem 44% das intenções de votos e o atual governador, Antonio Anastasia (PSDB) tem 18%.

A sondagem foi feita de 19 a 23.jun.2010 e tem margem de erro de 2,8 pontos percentuais. O Instituto Sensus e a Consultoria CP2 obtiveram resultados parecidos, também no mês de junho.

Na pesquisa Vox Populi, a candidata Vanessa Portugal (PSTU) tem 2%, José Fernando (PV) e João Batista (PSOL) têm 1%. Votos brancos, nulos e indecisos são 23% do total de entrevistados.

As 4 pesquisas divulgadas em junho sobre a eleição para o governo de Minas indicam vitória de Hélio Costa no 1° turno.

Como se ganha no 1º turno?
Para ser eleito no 1º turno, um candidato a prefeito (em cidades com mais de 200 mil eleitores), a governador ou a presidente precisa obter, pelo menos, 50% mais um dos votos válidos.

"Votos válidos", segundo a lei brasileira, são apenas aqueles atribuídos aos candidatos. Portanto, votos nulos e em branco não são considerados “válidos” nessa contagem.

Para saber se há chance de uma eleição terminar no 1º turno, basta verificar se o 1º colocado nas pesquisas registra percentual de intenção de voto superior à soma dos percentuais obtidos por todos seus adversários.

Se, ao término do 1° turno, um candidato tiver 48% dos votos e seus adversários, somados, 32%, pode-se dizer que os votos válidos foram 80% do total. Logo, o candidato com 48% ficou com mais de 50% + 1 dos votos válidos e venceu no 1° turno. Os outros 20% dos votos podem ter sido de eleitores que anularam ou votaram em branco.
Postado por ERICK FREIRE SILVEIRA às 09:34:00
Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz

Nenhum comentário:

Postar um comentário