terça-feira, 27 de julho de 2010

MG: vices podem fazer a diferença na disputa ao governo.

25 de julho de 2010 • 12h09
Juliana Prado
Direto de Belo Horizonte

Muitas vezes relegados à condição de coadjuvantes da disputa eleitoral, os vices nas chapas majoritárias podem ajudar a fazer a diferença este ano nas eleições mineiras. Os dois candidatos melhor colocados nas pesquisas veem no segundo nome de suas chapas uma importante carta na manga. Que o diga o candidato Hélio Costa (PMDB), que tem praticamente feito do petista Patrus Ananias uma espécie de concorrente "interino". Muito mais popular que Costa, Patrus foi alçado, nos primeiros dias de campanha, à função de principal chamariz da coligação "Todos juntos por Minas".

Já o governador Antonio Anastasia (PSDB) tem no vice Alberto Pinto Coelho (PP) um personagem exatamente oposto ao de Patrus. Dez entre dez interlocutores da coligação "Somos Minas Gerais" reconhecem que o candidato é "homem de bastidores", um articulador habilidoso, a quem coube, há meses, criar uma pesada estrutura de apoio a Anastasia principalmente nas cidades do interior mineiro.

O presidente do PSDB-MG, Nárcio Rodrigues, admite que o papel do concorrente é esse. "O Alberto é um grande articulador, ele motiva a classe política e será fundamental para nós a partir de agosto, quando começa de fato o processo de politização da campanha". O carisma que falta ao seu vice e a si mesmo, Anastasia busca no candidato ao Senado e ex-governador Aécio Neves (PSDB), principal cabo eleitoral do tucano na disputa ao Palácio Tiradentes.

Sola de sapato
Enquanto Alberto Pinto Coelho age nos bastidores, limpando terrenos potencialmente minados junto a prefeitos e "loteando" municípios, Patrus ressuscita a campanha feita na "sola de sapato" e, justamente, a figura de liderança carismática.

O coordenador da campanha de Hélio Costa, Anderson Adauto, vê na figura do ex-ministro do Bolsa Família do governo Lula, importante trunfo político. "O Hélio sabe que o sucesso dele depende do alinhamento com o presidente Lula", diz, emendando que dependerá muito também da popularidade de Patrus.

Olho na TV
Além de explorar, cada um com uma estratégia distinta, o papel do vice, os concorrentes ao governo jogam todas as fichas no início da propaganda gratuita na TV e no rádio, a partir de 17 de agosto. Apesar de ainda distante, os dois comitês de campanha já miram a data e se mobilizam para elaborar uma estrutura de marketing eficiente.

"Estamos muito bem preparados para a campanha na TV. Esse processo está totalmente assimilado pelo Hélio Costa", afirma Anderson Adauto. Em primeiro lugar nas pesquisas, com 44% dos votos, segundo o Instituto Datafolha, Costa usará à exaustão, além de Patrus, a figura do presidente Lula e do governo federal para tentar manter seus votos.

Já Anastasia, que aparece estagnado com 18% dos votos no mesmo levantamento, terá na TV a vitrine principal para expor Aécio Neves como seu mentor e padrinho político. A tarefa da coligação "Somos Minas Gerais" para bater o favoritismo de Hélio Costa é colar a imagem dos dois perante o eleitorado mineiro. "Vamos chegar em agosto com 25% dos votos. Hoje ainda não temos a vitrine, que é a propaganda de TV. A partir de agosto, vamos virar o jogo", afirma Nárcio Rodrigues.

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